quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Miguel Carqueija - A Face Oculta da Galáxia



Joana Pimentel, cujo codinome de mercenária é Vésper, trabalha como freelancer para a seção brasileira da Cosmopol – um ente estatal responsável pela execução do Serviço Secreto da Federação planetária.

         Ao chegar aos quarenta anos de idade, com os filhos crescidos e o marido – também um agente mercenário – morto no exercício de uma missão, tudo que ela quer é uma aposentadoria daquele trabalho violento para passar a se dedicar a outras atividades.

         Entretanto, o Estado a procura novamente, recrutando-a para uma missão de extrema importância, que não poderia de forma alguma ser recusada: alguma coisa muito grave acontecera no planeta Sombrio, situado nos confins da galáxia conhecida. Joana não recebe detalhes sobre o ocorrido; porém, ao que parecia, um importante artefato havia sido perdido. A Federação precisaria agir o mais rápido possível e por esta razão estava convocando seus melhores agentes.

         Contrariada, mas vencida pelo argumento de que todo o Universo corria perigo, Vésper aceita o encargo. Na equipe que é formada, merece destaque a matadora Valentina, uma mistura de vilã e heroína, que causará muitos transtornos para a protagonista. Mas nem só de percalços será constituída esta missão: Joana (Vésper) terá também a oportunidade de se reencontrar com nobres sentimentos, um tanto esquecidos nos últimos anos.

         No caminho para Sombrio, a equipe irá se deparar com duas outras facções, que também estavam em busca do mesmo artefato. É a partir daí que se inicia uma grande e bem delineada aventura espacial.

         A Face Oculta da Galáxia é um livro com foco marcante na ação e espionagem, com muitas cenas de batalhas no espaço, mas não esquece o lado científico do romance: as tecnologias são adequadamente explicadas, o que deixa patente que a obra traz em seu bojo uma faceta de ficção científica hard, sempre bem recebida pelos fãs do gênero.

         Enfim, um livro que, a exemplo de outras obras de Carqueija, não se limita a um único estilo literário, sabendo dosar ficção científica, espionagem, (muita) ação e aventura espacial. Uma leitura rápida, de tão prazerosa.

         A Face Oculta da Galáxia tem prefácio de Jorge Luiz Calife e pode ser lido em formato e-book no site Casa da Cultura .

         Recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário